Pages

terça-feira, 26 de junho de 2012

Resenha: A Última Carta de Amor

Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta à casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer falta alguma coisa. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalhava. Obcecada com a ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte porque ela mesma está envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar “B”, sem desconfiar que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do seu próprio relacionamento.

Editora: Intríseca
ISBN: 9788580571738
Páginas: 384
Ano: 2012
Edição: 01
Avaliação: 5 ESTRELAS!
Comprar: Saraiva

Resenha: Surpreendente. Essa é a palavra que descreve o livro para mim. Comecei a ler sem muito entusiasmo, esperando um clichê romântico água com açúcar, mas a Jojo Moyes deu um tapa na minha cara e escreveu uma das histórias de amor mais lindas que já vi.

Em 1960, ao acordar do coma após um grave acidente de carro, Jennifer perde sua memória. Passa a viver como uma intrusa na própria vida. Sente que aquele não é o seu lugar, algo está faltando, até que encontra cartas de amor assinadas por B, um amante. Sim, o livro fala sobre traição e isso me desmotivou ao compra-lo, mas não julguem precipitadamente, a história é linda! As cartas são tão incríveis, tão intensas, que é impossível não se apaixonar também. Me senti tão dentro da história que me pegava rindo, chorando e até com raiva em alguns momentos, como se ela também fosse sobre mim.

"Estarei na Plataforma 4, às 19h15, sexta-feira à noite, e nada no mundo me faria mais feliz do que você encontrar coragem para vir comigo. 
Saiba que você tem meu coração, minhas esperanças, em suas mãos. 
Seu, 
B." 

As cartas são encontradas por Ellie, uma jornalista, em 2003 ao fazer uma pesquisa nos arquivos do jornal. Ela fica fascinada pela ardente história de amor e faz de tudo para descobrir quem são os donos das cartas. A forma como a vida dessas pessoas se cruza em épocas tão distantes, mas com elementos tão comuns entre ambos é um quebra cabeça surpreendente. A autora não se perde em nenhum momento do livro e toda a ida e volta no tempo é uma viagem incrível.

Outro elemento que achei particularmente singular foi a forma como Jojo Moyes iniciou cada capítulo do livro. Ela utilizou cartas e mensagens reais usadas por pessoas para terminar seus relacionamentos. Sou apaixonada por cartas e as do misterioso B. são completamente encantadoras.

"Eu bem que queria poder ser a pessoa que a salva, mas isso simplesmente não vai acontecer... Não vou ligar para você depois que receber esta carta, porque poderia perturbá-la, e ouvir você chorar não será uma imagem justa sua, porque eu nunca a vi chorar em um ano e meio, e eu nunca tive uma namorada assim antes.
Homem a mulher, por carta"

Sei que utilizei infinitos elogios nessa resenha, mas o livro merece. Poderia escrever mais duas páginas apenas dizendo os detalhes que me fizeram amá-lo, mas vou parar por aqui antes que estrague a surpresa de lê-lo.

Não percam a oportunidade de fazer parte de uma história de amor tão bonita e se preparem, pois Jojo não perdoa na hora de fazer uma montanha russa com seus sentimentos!

Jessy

2 comentários:

  1. HAHAHAH adorei a resenha!
    E ah Jessica, não vale fazer assim comigo, agora to precisando muito desse livro!, não, eu necessito!

    Ah, ja tava com saudade dos posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para você comprar logo! Eu PRECISO falar desse livro com alguém! hahaha

      Excluir