Pages

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Especial: Qual o livro certo para você?


      Oi! Como vão? :)
    Como sabemos, a Literatura é bastante bipolar, tem várias personalidades, as vezes romantica, outras dramática, as vezes assustadora, enfim, personalidades múltiplas. E cada um de nós tem sua preferência literária. Eu, por exemplo, amo romances. Mesmo lendo de tudo, romance será sempre uma referência. Mas não só de amor vive o homem, então preparamos um especial falando um pouquinho sobre um gênero literário por semana para te ajudar a decidir qual das personalidades da literatura é a sua preferida ou, se assim como eu, é tão bipolar quanto ela.
     Vamos logo ao que interessa! O tema de hoje é o Chick Lit!

     Esse é um nome pouco conhecido mas todo mundo ou pelo menos todas as mulheres, já leram um Chick Lit. São aqueles livros com uma leitura leve e divertida, que falam sobre os problemas mais comuns enfrentados pelas mulheres no dia a dia, com uma boa dose de comédia.
    É comum vermos pessoas chamando o Chick Lit de "literatura de mulherzinha", é um nome bem perjorativo mas realmente é um gênero voltado principalmente ao público feminino (o que não impede os homens de lerem) mas são os livros, geralmente, escrito por mulheres, sobre mulheres e para mulheres. São livros com o objetivo de entreter e eu adoro ♥!

Alguns livros Chick Lit:

Rebecca Bloom é uma garota londrina com um péssimo hábito. É uma consumidora compulsiva. Apesar de ser uma jornalista especializada em mercado financeiro, não consegue controlar as próprias finanças. Endividada até a alma, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. E ainda encontra tempo para se apaixonar. Um romance muito divertido que faz um retrato de quase todas as mulheres que conhecemos.

 
Delilah Darling tem quase 30 anos e já se relacionou com 19 rapazes. Sua vida sentimental não tem sido exatamente brilhante, pois todo cara que conhece parece fugir do relacionamento. Quando lê uma matéria no jornal em que a média de homens para uma mulher de 30 anos é de 10,5, fica desesperada e assustada por estar muito acima dessa média. Além de tudo, o artigo no jornal terminava falando que, se a mulher tivesse o número acima dessa média, seria impossível a pessoa certa. Na tentativa de não aumentar seu número e perder de vez a chance de se casar, Delilah sai à procura de seus antigos namorados e tenta reconquistá-los. Será que um deles estará disposto a esquecer do passado e começar uma linda história de amor?

Para quem se apaixonou pelas aventuras de Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda, agora é a hora de saber como tudo começou. Abra o diário de Carrie e descubra o que levou a jovem até Big Apple, como se tornou escritora e outros segredos de uma das mais emblemáticas personagens da nossa geração.






Algumas autoras Chick Lit:

 
Sophie Kinsella é escritora e ex-jornalista de economia, com especialização na área financeira. É extremamente cuidadosa com seu dinheiro e raramente é vista fazendo compras fora de liquidações. Ela tem um excelente relacionamento com o gerente de seu banco.





Candace Bushnell é uma das jornalistas mais populares de Nova York em função da sua coluna Sex and the City, publicada no The New York Observer na década de 1990, na qual destacava as aventuras amorosas de mulheres solteiras, na faixa de 30 anos, bem-sucedidas e liberadas. A coluna Sex and the City deu origem a este livro e à série de televisão homônima, transmitida no Brasil pelo canal pago Multishow. Antes de ser conhecida como escritora, Candace, que foi modelo e aspirante a atriz, já era uma figura festejada nas altas-rodas nova-iorquinas, universo em que circulam seus personagens. A autora chegou em Manhattan aos 18 anos e tornou-se uma das melhores cronistas da cidade que adotou.

     É isso! O post ficou um pouquinho grande mas espero que tenham tido paciência de lê-lo até aqui e que tenham gostado :)
     Semana que vem temos outro gênero literário por aqui.
   Comentem! Digam qualquer coisa! Elogiem, critiquem, desabafem, o que quiserem! Sintam-se em casa :]

Jessy


12 comentários:

  1. Adorei o post Jéssica e hum, leria esses livros ai, leio tudo que tenho vontade, nao me apego a rótulos não HSUAUSHAUAAU

    Posta mais sobre essas coisas e ah, to precisado de um belo drama.

    Abraço.
    Matheus
    inthebookworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que ela disse: "o que não impede os homens de lerem", porque vc é louco pelo Delírios de Consumo e leu (e resenhou) o Qual Seu Número KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Eu não gosto do gênero, e não faço nenhum esforço pra gostar... Deve ser implicância rsrsrs

      Natany Fernandes
      Resenha nova no blog: http://cultivoliterario.blogspot.com/2012/02/resenha-o-senhor-das-sombras.html

      Excluir
  2. Livro bom pra mim é do George R.R. Martin, como exemplo as cronicas de gelo e fogo. tem um mix de cruel, belo, mentiroso, real, o feio que se torna belo...enfim nada de o mundo e belo. o Mundo nao é assim.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade eu até gosto deste estilo de leitura, mas, eu não consigo ler um livro atrás do outro sabe?
    Se eu ler um Chick Lit, depois eu tenho que ler um livro de fantasia, de terror, ou algo do tipo.
    Amei o blog!
    Um beijo e muito sucesso! ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  4. Eu já li o Diabo Veste Prada (principalmente porque gostei do filme) Isso entra como chick lit? Se não contar acho que nada mais do que eu li tem a menor chance de se enquadrar no gênero... ^^''

    Adoro a série Guerra dos Tronos (terminei o quarto livro recentemente), mas odeio fan boy... xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ítalo! O Diabo Veste Prada é chick lit sim :)

      Excluir
  5. ADOREI A NOVA COLUNA, JESSY...
    QUE BOM INFORMAR ISSO AOS LEITORES. PARABÉNS PELA IDEIA.
    BJKAS

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, eu também amo romances mas também leio de tudo.
    amei o blog.
    bjs
    http://forumparalivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o posty! Ah esse não é meu estilo, nada contra romance eu até gosto é que pra mim o romance tem que ser sobrenatural não sei pq rsrs
    Mas eu leio de tudo tbm ;)

    Eu to seguindo aqui, se quiser passar no meu blog, seguir e comentar, eu vou amar! rs

    http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!

    - Paty

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei o post,floor.E nem sabia que esse tipo de literatura se chamava ''Chick Lit '',rara...mas tudo beem,eu adorei saber.Eadorei a ideia do post tbm.USas dicas,foram super fofos,tenho muita vontade de ler ''Os diarios de Carrie''.

    Bhosss..

    Novidades literarias

    ResponderExcluir
  9. Amo esse livros. Já assistir o filme Qual seu numero, mas ainda não li o livro.

    Adorei o seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Chick-lit é um dos meus estilos favoritos. Eles te divertem muito! É um tipo de literatura muito gostoso. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir